Documento em Destaque | Arquivo Distrital da Guarda
Saltar os Menus

Notícias

1 de Junho de 2020

Documento em Destaque

Matricula dos Expostos | CM Sortelha

Hoje, dia 1 de junho, Portugal comemora o Dia Mundial da Criança. Esta efeméride assinalou-se pela primeira vez em 1950, por iniciativa das Nações Unidas, tendo sido reconhecido pelos estados membros que todas as crianças, independentemente da raça, cor, religião, origem social, país de origem, têm direito a afeto, amor e compreensão, alimentação adequada, cuidados médicos, educação gratuita, proteção contra todas as formas de exploração e a crescer num clima de Paz e Fraternidade.

Lembramos pois, neste dia, todas as crianças “expostas” nas “Casas das Rodas” ou em outros lugares, cuja criação foi garantida pelas “Câmaras” que pagavam a “Amas” que cuidariam da sua criação.

Eram raros os casos em que as crianças expostas regressavam às suas famílias. Mas, com alguma frequência as mães deixavam pequenos sinais que ajudariam a identificar os seus filhos, posteriormente.

 

 

 

Um caso digno de nota é o de, Affonso Maria de Ligorio, exposto em São Tiago, Seia, à porta de uma casa, pelas nove horas da noite do dia 6 de março de 1871 (assento de batismo nº6/1871, São Tiago, Seia, fla. 3 vº a 4). Mais tarde foi perfilhado e veio a usar o nome de Affonso Augusto da Costa, tendo-se tornado um dos políticos mais influentes e poderosos da 1.ª República.

A documentação este mês em destaque respeita à matrícula dos expostos do antigo Concelho de Sortelha. Nela se encontram os “termos” de exposição das crianças, com indicação do local onde esta aconteceu, à porta de quem, a descrição do enxoval que cada criança trazia, bem como se havia “bilhete.” Alguns destes “bilhetes” dão indicação, por exemplo, do nome que a criança devia ter, se vinha batizado e, algumas vezes, fazia-se menção de que havia de ser “procurado”. Nos termos também é indicado qual a “Ama”, paga pela Câmara de Sortelha, que o ia criar.

 

Fundo: Câmara Municipal de Sortelha – PT/ADGRD/ALL/CMSRT

Esta notícia foi publicada em 1 de Junho de 2020 e foi arquivada em: Documento em Destaque.