Documento em destaque | Arquivo Distrital da Guarda
Saltar os Menus

Notícias

26 de Fevereiro de 2024

Documento em destaque

Catalogo dos livros findos vindos de Castelo Branco, Coimbra e Covilhã.

No início de 1770 o vasto território da diocese da Guarda (que ocupava freguesias da Beira Alta, Beira Baixa e ia até Abrantes, no Ribatejo) foi desmembrado com a criação da de Pinhel (1 de junho de 1770 com 142 paróquias retiradas das dioceses de Lamego, Viseu e Guarda) e da diocese de Castelo Branco ( 7 de Junho de 1771) .

Em 1881, a 30 de setembro, o Sumo Pontífice Leão XIII aprovou um novo mapa diocesano de Portugal continental, resultando desta reforma a extinção, das dioceses de Aveiro, Castelo Branco, Elvas, Leiria e Pinhel.

A 15 de setembro de 1882, era publicada, no Diário do Governo n.º 208, a sentença de execução da extinção das ditas dioceses onde constam os mapas com distritos, concelhos e freguesias que pertenciam a cada diocese.

O documento que este mês destacamos, datado de 1885-01-27 está diretamente relacionado com esta nova circunscrição da Diocese da Guarda pois contém o «Registo dos livros finidos do registo parochial, que, em virtude da nova circunscrição diocesana, passaram dos cartórios de Pinhel, Coimbra e Castelo Branco para a Guarda» e contém, também, à f. 30, «Index das freguesias que em virtude da nova circunscrição diocesana passaram do extinto bispado de Pinhel para a Guarda».

 

Cód. Ref.: PT/ADGRD/DIO/DIOGRD/A/00007

Esta notícia foi publicada em 26 de Fevereiro de 2024 e foi arquivada em: Documento em Destaque.