Documento em Destaque | Arquivo Distrital da Guarda
Saltar os Menus

Notícias

14 de Janeiro de 2020

Documento em Destaque

Adaptação da Antiga Cadeia Comarcã a Arquivo Distrital

Em 1955 foram inauguradas as novas instalações da Cadeia Comarcã, junto à Prisão Sanatório da Guarda (inaugurada, também, na mesma data) ficando assim “disponível” o edifício onde, até então, estava instalada a cadeia – ala do Paço Episcopal.

De acordo com a memória descritiva do projeto, a ala do Paço Episcopal apresentava, nas palavras do Inspetor das Bibliotecas e Arquivos, “condições francamente boas”, necessitando, contudo, de certas obras de modo a tornar viável a sua utilização.

A ideia da criação de um “Arquivo Distrital” na sede de cada Distrito remonta a 1931, porém, só em 1965, se criaram as condições legislativas para que vários arquivos distritais, entre eles o da Guarda, pudessem existir. Este, porém, só abriria ao público quase duas décadas depois, em 1982 e seria instalado no edifício do antigo Convento de São Francisco da Guarda, que recentemente tinha deixado de ser quartel e sede do Regimento de Infantaria n.º 12.

O projeto, aqui em destaque, datado de 1957 (2 anos após transferência da Cadeia Comarcã para as novas instalações), é constituído por memória descritiva e justificativa, medições, preços, orçamentos e plantas topográficas.

Os documentos do projeto podem ser consultados no serviço de leitura do ADGRD.

 

Esta notícia foi publicada em 14 de Janeiro de 2020 e foi arquivada em: Documento em Destaque.