Documento em Destaque | Arquivo Distrital da Guarda
Saltar os Menus

Notícias

28 de Agosto de 2023

Documento em Destaque

Junta Nacional do Vinho

A Junta Nacional do Vinho (JNV) foi criada em 19 agosto de 1937 através do Decreto-Lei nº. 27:977. Organismo de coordenação económica, com funções oficiais e personalidade jurídica, com ação em todo o território da metrópole, com exceção das ilhas e das regiões viticolas demarcadas. A sede era em Lisboa podendo ser estabelecidas delegações onde fosse conveniente.

As principais atribuições (art. 4º do diploma) da JNV definiam-se, sinteticamente, na defesa económica da pequena vinicultura, na regularização dos preços do vinho e na melhoria da qualidade e cooperar com outros organismos corporativos na criação de adegas cooperativas, essenciais para solucionar os problemas do mercado. Com a adesão de Portugal à Comunidade Europeia, em 1 de Janeiro de 1986, a JNV é extinguida (art. 10º do Decreto-Lei n.º304/86, de 22 de Setembro), sendo substituída por um novo organismo designado por Instituto da Vinha e do Vinho (art. 1.º do Decreto-Lei nº. 304/86, de 22 de Setembro

Deste fundo, destacamos este mês o documento respeitante à ADEGA COOPERATIVA DE VILA FRANCA DAS NAVES

Trata-se do projeto de arquitetura da Adega Cooperativa de Vila Franca das Naves que contém: o resumo geral dos orçamentos da construção civil da adega e anexos, da casa das básculas, e da habitação do guarda. Está assinado pelo arquiteto José Vitorino da Costa Bastos e inclui, também, peças desenhadas.

Cód. Ref.: PT/ADGRD/AC/JNV/00003

Esta notícia foi publicada em 28 de Agosto de 2023 e foi arquivada em: Documento em Destaque.