2 de Dezembro de 2019
Documento em destaque
“Cadastro de pobres”
Do fundo da Comissão Distrital da Campanha de Auxílio aos Pobres No Inverno, destacamos hoje a documentação relativa ao cadastro dos pobres.
A Campanha de Auxílio aos Pobres no Inverno foi criada através do Decreto-Lei n.º 26:154, em dezembro de 1935 e tinha por missão a distribuição de alimento, roupa ou abrigo aos indigentes durante os meses de Dezembro, Janeiro e Fevereiro.
A “Campanha” tinha uma Comissão Executiva (em Lisboa), secundada em cada distrito por comissões distritais formadas pelo Governador Civil (ou seu delegado), por um representante do prelado da diocese e por um delegado da Comissão Distrital da União Nacional. Cada comissão distrital tinha uma delegação paroquial formada pelo presidente da junta de freguesia, pelo pároco e pelo presidente da comissão paroquial da União Nacional. Cada delegação de freguesia enviava anualmente, à Comissão Distrital, o cadastro dos pobres da freguesia. O “Cadastro dos Pobres”, agora em destaque, compila os levantamentos efetuados nas freguesias do concelho de Pinhel e da Guarda, no ano de 1936, com indicação dos seguintes dados: “situação em que se encontram”, “n.º de ordem”, “nome”, “idade”, “naturalidade”, “o que precisam” e “conduta moral”. Os documentos podem ser consultados no Serviço de Leitura do ADGRD.