Documento em destaque | Arquivo Distrital da Guarda
Saltar os Menus

Notícias

18 de Outubro de 2022

Documento em destaque

DEVASSA DA VISITA AO ARCIPRESTADO DE CASTELO MENDO
Desde a Antiguidade e a Idade Média que os bispos e as seus delegados faziam visitas de inspeção às várias regiões da sua diocese para estimular a vida-espiritual, conhecer o seu rebanho, corrigir os abusos, etc. Eram as visitas pastorais. Os resultados destas visitas pastorais escreviam-se, já desde o século XVI, em livros especiais, uns existentes constantemente nas paróquias e outros levados cautelosamente pelo visitador de modo a não serem lidos por ninguém, inclusive pelo secretário ou escrivão. Eram os livros de visitações, como são mais conhecidos.
Sob esta designação genérica incluem-se, pelo menos, quatro espécies de livros:
• Livros dos Capítulos, deixados nas paróquias contendo as ordens gerais e particulares;
• Livros das Devassas, onde estão os depoimentos das testemunhas e as pronunciações ou sentenças;
• Livros dos Termos dos Culpados, onde há os termos dos culpados até ao terceiro;
• Roteiros das Visitas, contendo os culpados de dezenas de anos;
Estes livros são de primordial importância para a história religiosa, social, etnográfica, filológica, demográfica, artística, canónica e das mentalidades, e até económica das regiões.
O documento em destaque este mês, pertence ao fundo da Diocese de Pinhel, que se encontra no ADGRD, a título de depósito, sendo propriedade da Diocese da Guarda. Trata-se da “DEVASSA DA VISITA AO ARCIPRESTADO DE CASTELO MENDO” – 1805-1816 que inclui, entre outras, as paróquias de Azinhal, Atalaia, Sorval, Santa Eufémia e Bogalhal. O documento contém também, entre outros, os “Interrogatorios da vizita do Arciprestado de Castello Mendo deita no anno de 1814), “Interrogatórios da vizita do aro de 1815”, cópias da provisão do visitador e escrivão da visita, cópia da visita do aro e registo dos testemunhos da devassa das diferentes paróquias/freguesias.
   
Cód. Ref.: PT/ADGRD/DIO/DIOPNH/00001
Esta notícia foi publicada em 18 de Outubro de 2022 e foi arquivada em: Documento em Destaque.