Documento em destaque | Arquivo Distrital da Guarda
Saltar os Menus

Notícias

22 de Junho de 2021

Documento em destaque

Contas da Irmandade de São Pedro de Vila Boa (Sabugal)
 
Vila Boa é uma das mais antigas povoações do concelho do Sabugal. A antiga paróquia de São Pedro de Vila Boa era curato da apresentação do reitor de Vila Boa ou da apresentação do Reitor de Nave.
Irmandade era a designação mais frequentemente atribuída às associações de fieis, na prática de “obras de piedade, caridade e promoção do culto religioso público” (Sérgio Pinto, 2014). O culto do seu orago localizava-se, frequentemente, em capelas privativas ou em igrejas paroquiais ou outras (“Confraria” in Dicionário de História de Portugal, vol. II, p. 152).
 
Desconhece-se a data da criação da Irmandade de São Pedro de Vila Boa não obstante, encontram-se no livro de registo de óbitos da paróquia, no fim do livro, em numeração própria e em sentido inverso, as Contas da Irmandade, entre 1844 e 1846.
 
São Pedro (1 a.c.- 67) foi apóstolo de Cristo, um de seus primeiros discípulos. É considerado o fundador da Igreja Cristã em Roma e o seu primeiro papa, a ele foi consagado o orago da igreja matriz de Vila Boa e também desta confraria. O dia de São Pedro é comemorado em 29 de junho.
 
Cód. Ref.: PT/ADGRD/PRQ/PSBG37/003/00001
Fonte: https://www.ebiografia.com/sao_pedro/
Esta notícia foi publicada em 22 de Junho de 2021 e foi arquivada em: Documento em Destaque.