28 de Agosto de 2023
Documento em Destaque
Junta Nacional do Vinho
A Junta Nacional do Vinho (JNV) foi criada em 19 agosto de 1937 através do Decreto-Lei nº. 27:977. Organismo de coordenação económica, com funções oficiais e personalidade jurídica, com ação em todo o território da metrópole, com exceção das ilhas e das regiões viticolas demarcadas. A sede era em Lisboa podendo ser estabelecidas delegações onde fosse conveniente.
As principais atribuições (art. 4º do diploma) da JNV definiam-se, sinteticamente, na defesa económica da pequena vinicultura, na regularização dos preços do vinho e na melhoria da qualidade e cooperar com outros organismos corporativos na criação de adegas cooperativas, essenciais para solucionar os problemas do mercado. Com a adesão de Portugal à Comunidade Europeia, em 1 de Janeiro de 1986, a JNV é extinguida (art. 10º do Decreto-Lei n.º304/86, de 22 de Setembro), sendo substituída por um novo organismo designado por Instituto da Vinha e do Vinho (art. 1.º do Decreto-Lei nº. 304/86, de 22 de Setembro
Deste fundo, destacamos este mês o documento respeitante à ADEGA COOPERATIVA DE VILA FRANCA DAS NAVES
Trata-se do projeto de arquitetura da Adega Cooperativa de Vila Franca das Naves que contém: o resumo geral dos orçamentos da construção civil da adega e anexos, da casa das básculas, e da habitação do guarda. Está assinado pelo arquiteto José Vitorino da Costa Bastos e inclui, também, peças desenhadas.
Cód. Ref.: PT/ADGRD/AC/JNV/00003