Arquivos de Famílias | Arquivo Distrital da Guarda
Saltar os Menus

Arquivos de Famílias

FAM | Família João Alexandre Ferreira de Almeida

Referência: PT/ADGRD/FAM/FJAFA
Datas: 1888-1907
História: A documentação reflecte aspetos diversos da vida das seguintes personalidades: João Alexandre Ferreira de Almeida, instituidor da Fundação, José de Almeida, José Carlos Godinho Ferreira de Almeida, João de Almeida (General) e Luísa Cândida Ferreira de Almeida.

José de Almeida, nasceu a 7 de novembro de 1870, tendo sido baptizado a 16 de novembro de 1870, na Paróquia de Vila Garcia, concelho da Guarda. Faleceu a 14 de setembro de 1957. Ao longo da sua vida desempenhou diversas funções e ocupou vários cargos: advogado, professor (1906), secretário e reitor do Liceu da Guarda; redator e proprietário do Jornal “Notícias da Guarda” (1910); confrade da Confraria São Vicente de Paulo; Vice-cônsul Honorário de Espanha na Guarda (1912); Vogal do Concelho Municipal da Câmara Municipal da Guarda (1937); Vice-presidente da Câmara Municipal da Guarda (1941).

João de Almeida, irmão de José de Almeida, nasceu a 5 de outubro de 1873, em Cairrão, freguesia de Vila Garcia, concelho da Guarda e faleceu em Lisboa, em 1953. Formou-se em Engenharia Civil e Filosofia pela Universidade de Coimbra. Ingressou na escola do Exército de onde saiu, em 1896, como alferes. Frequentou o curso de Estado-Maior que completou em 1903. Embarcou para Angola, como Capitão, em 1906. Entre os muitos feitos que realizou na então província ultramarina de Angola, destacam-se a fixação definitiva da fronteira meridional e a vasta obra nas áreas administrativa, militar, económica e educativa. Em 1931, foi nomeado Governador Geral de Macau. De entre as diversas condecorações que recebeu destacam-se a Grande Cruz da Ordem do Império e a Grande Cruz de Aviz.

João Alexandre Ferreira de Almeida, nasceu em 22 de novembro de 1907 na freguesia da Sé, concelho da Guarda. Filho de José de Almeida e de Francelina Augusta Ferreira, casou em 1936, com Ana Guiomar Alvarez Luizélo Godinho e faleceu a 14 de janeiro de 1997, em Campo Grande, Lisboa. Licenciou-se em direito pela Universidade de Coimbra, em 1931. Ao longo da sua via exerceu, entre outros, os seguintes cargos: Chefe de Gabinete de diversos Ministros da Educação Nacional, Presidente da Comissão Nacional Portuguesa do Conselho Internacional dos Museus, Consultor dos serviços de educação da Fundação Calouste Gulbenkian, Secretário da Universidade de Coimbra, Diretor-geral do Ensino Superior e das Belas Artes e Presidente da Junta Nacional de Educação.

Luísa Cândida Ferreira de Almeida, filha de José de Almeida e Francelina Augusta Ferreira, nasceu a 31 de outubro de 1909 e faleceu a 25 de março de 1987, na freguesia da Sé, Guarda.

José Carlos Godinho Ferreira de Almeida, nasceu na cidade de Coimbra, em 21 de Outubro de 1936. Filho de João Alexandre Ferreira de Almeida e Ana Godinho de Almeida. Faleceu na Guiné, a 9 de fevereiro de 1961, onde se encontravam a prestar serviço militar.

Dimensão e suporte: 27 Cx
Nível de descrição: Unidades de instalação.
Fonte de aquisição ou transferência: A FUNDAÇÃO JOSÉ CARLOS GODINHO FERREIRA DE ALMEIDA entrega ao Arquivo Distrital da Guarda, a título de depósito, em Maio de 1998, o acervo documental constituído por documentos de propriedade da Fundação que pertenceram ao seu instituidor Dr. João Alexandre Ferreira de Almeida.
Âmbito e conteúdo: O acervo é constituído por documentos, na sua maioria, cartas, bilhetes-postais, cartões e telegramas, recebidas e expedidas por João Alexandre Ferreira de Almeida, que reflectem a sua vida pública e privada, sobretudo das inúmeras funções que exerceu desde a década de trinta até aos anos setenta, na Universidade de Coimbra, como Director Geral do Ensino Superior, entre outras. Inclui também muita documentação que pertenceu a João de Almeida (General), José de Almeida, José Carlos Godinho Ferreira de Almeida e à Luísa Cândida de Almeida.
Condições de acesso: O acesso é condicionado pelos termos que constam do acordo de depósito estabelecido com a entidade depositante e proprietária da documentação – Fundação José Carlos Godinho Ferreira de Almeida. Todos os documentos são consultáveis nos termos e condições definidos em regulamento interno do ADGRD. A reprodução é condicionada pela obtenção de autorização expressa da referida Fundação.
Instrumentos de Descrição: Catálogos disponíveis a partir deste sítio “web”.
Sistema de organização: Os documentos encontram-se reunidos fisicamente em caixas, descritos ao nível do documento simples. Mantida a organização atribuída no sistema de arquivo da entidade proprietária. A documentação foi organizada pelo remetente e dentro deste segundo a ordem cronológica crescente de produção/receção.

  • José de Almeida (1870-1957) – Catálogo
  • João de Almeida (1873-1953) – Catálogo
  • João Alexandre Ferreira de Almeida (1907-1997) – Catálogo
  • Luísa Cândida Ferreira de Almeida (1909-1987)
  • José Carlos Godinho Ferreira de Almeida (1936-1961) – Catálogo
Última Actualização: 17 de Junho de 2019