Arquivo Distrital da Guarda » FAQ
Saltar os Menus

Arquivo de Notícias

5 de Janeiro de 2016

Quando há lugar ao pagamento de portes?

Sempre que as certidões ou outras reproduções, não sejam levantadas no balcão de atendimento ou serviço de leitura do ADGRD, há lugar ao pagamento antecipado de portes, conforme Regulamento em vigor (ver Regulamento de Reprodução). A quantia a pagar corresponde aos preços praticados pelos CTT (Correios de Portugal) por postes de envio.

Ler mais

5 de Janeiro de 2016

Quando e como são feitos os pagamentos?

O pagamento de serviços solicitados por clientes não presenciais são sempre efetuados antecipadamente, por transferência bancária para conta bancária no IGCP, em nome de DGLAB-Arquivo Distrital da guarda com o IBAN – PT50078101120112001327297, BIC/SWIFT – IGCPPTPL. Em caso algum, deve ser remetida uma quantia que não lhe tenha sido indicada pelo ADGRD. O uso de […]

Ler mais

23 de Junho de 2015

Como apresentar pedidos de emissão de certidões ou reproduções de documentos?

Presencialmente ou desde que suficientemente identificado, o requerente e o documento a certificar ou a reproduzir, podem ser apresentados pedidos por carta, mail, ou, preferencialmente, através do preenchimento “on line” de formulário neste site.  O documento será enviado via postal. Ao custo da reprodução acresce o pagamento dos portes para envio.

Ler mais

23 de Junho de 2015

O ADGRD executa pesquisas gratuitas?

Sim, desde que estas não ultrapassem a duração máxima de 1/2 hora (30 minutos), por pedido apresentado.

Ler mais

23 de Junho de 2015

Podem ser apresentados pedidos alargados de pesquisas?

Sim podem. Quando solicitado, poderão ser feitas pesquisas mas de âmbito limitado (cronológico, temporal, documental), importando tais pesquisas em custo previsto na tabela de preços. As pesquisas são feitas desde que o requisitante forneça os dados essenciais à localização da informação/documento e esta apenas implique uma pesquisa relativamente breve (até ao máximo de três horas por pedido) e desde […]

Ler mais

23 de Junho de 2015

É possível solicitar serviços a partir deste sítio web?

Através deste sitio “web”, os cidadãos podem apresentar pedidos de emissão de certidões ou outras forma de reprodução de documentos. Podem tambem ser apresentados pedidos de pesquisas, transcrições de documentos, ter acesso a instrumentos para recuperação da informação, marcar visitas de estudo, solicitar apoio técnico, incorporações. Podem também, aqui ser solicitadas quaisquer pedidos de informações, apresentação de sugestões ou reclamações.

Ler mais

23 de Junho de 2015

Qual a natureza orgânica do ADGRD?

O Arquivo Distrital da Guarda é um arquivo público, de âmbito regional, sendo uma unidade orgânica flexível da DGLAB –  Direcção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, que por sua vez é tutelada pelo Ministério da Cultura. Enquanto arquivo de âmbito regional, a sua área de atuação coincide com a área do Distrito da Guarda.

Ler mais